O projeto "Leitura Para Todos", da ALLOS, chega ao quinto ano beneficiando crianças de 14 instituições, entre escolas e organizações socioassistenciais
Entre abril e maio deste ano, o Manauara Shopping realizou a entrega de mais de 2.800 livros infantis a crianças atendidas por 14 escolas públicas e organizações sociais de Manaus. A ação integra o projeto "Leitura Para Todos", promovido pela ALLOS, uma das maiores plataformas de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil, da qual o Manauara Shopping faz parte.
Em sua quinta edição, o projeto contemplou instituições como o Lar Batista Janell Doyle, o Abrigo Moacyr Alves, a Associação Hermanitos, o GACC e o Instituto Ágape Manaus, entre outras. Além das doações, as crianças participaram de sessões de contação de histórias realizadas durante a entrega dos livros.
"Ficamos muito felizes por receber esse projeto, que é de grande importância para as crianças, incentivando a leitura e alcançando também as famílias. A contação de histórias é linda e o projeto de distribuição de livros é muito importante para que nossas crianças desenvolvam esse hábito tão importante para o seu desenvolvimento cognitivo e social", afirmou Mayra Sgarbi, gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Odete de Araújo Puga Barbosa, uma das instituições contempladas.
O superintendente do Manauara Shopping, Leonardo Moretti, acompanhou as entregas e destacou a importância da ação para a formação das crianças e o fortalecimento de vínculos com a comunidade.
“É muito gratificante poder contribuir para o desenvolvimento das crianças de nossa cidade, incentivando a leitura desde cedo. O Manauara Shopping tem o compromisso de promover iniciativas que impactem positivamente a comunidade, e o ‘Leitura Para Todos’ é um exemplo concreto disso”, destacou Moretti.
Entre as instituições atendidas neste ano estão também o CMEI Professora Joelma Silva de Oliveira, a Associação Missionária de Apoio e Resgate, o Lar Fabiano de Cristo - Unidade Casa Joana de Ângelis, o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio, a Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas, a Legião da Boa Vontade, o Grupo Raio de Sol e a Loja Abril Azul.

A iniciativa integra a campanha nacional da rede ALLOS, que distribuiu 100 mil exemplares do livro "Os Chocolix - No Reino dos Monstros", de Jacqueline Shor. A obra acompanha a aventura de Chocomark, que, ao lado do monstro Crispão Tutti-Frutti, aprende sobre o respeito às diferenças.
“Muitas vezes, somos ensinados a associar que exemplos como ‘bruxas e monstros’ são seres do mal, mas essa percepção pode estar carregada de equívocos e preconceitos”, afirma a autora Jacqueline Shor.
“Mais do que uma história divertida, Os Chocolix convida as crianças a refletirem sobre aceitação e diversidade, incentivando um olhar mais sensível e livre de julgamentos precipitados”, completa. O sucesso da obra, também presente na animação infantil, reforça a importância de ensinar, desde cedo, que a verdadeira essência de alguém vai muito além dos conceitos pré-concebidos.
Desde 2020, o "Leitura Para Todos" já distribuiu mais de 800 mil livros infantis para crianças de até 7 anos em todo o Brasil, em parceria com o Instituto da Criança.

Sobre o Leitura para Todos
O projeto Leitura Para Todos tem como objetivo democratizar o acesso à literatura infantil, estimulando o hábito da leitura e o aprendizado da língua portuguesa. A iniciativa faz parte do compromisso social da ALLOS, que investe continuamente em ações transformadoras no campo da educação.
Nesta nova etapa, os shoppings da ALLOS em todo o Brasil distribuíram os livros, além de promoverem atividades lúdicas e contação de histórias para as crianças. O objetivo é impactar positivamente a vida dos pequenos leitores e incentivar o amor pelos livros desde a infância.
Este é o quinto ano consecutivo que a ALLOS realiza a distribuição gratuita de livros e promove contação de histórias para crianças em instituições sociais, OSCs e escolas públicas nas comunidades localizadas no entorno dos seus shoppings, a fim de proporcionar a introdução à literatura e estimular o hábito da leitura.
Fotos: Divulgação
Fonte: Tabajara Moreno/Três Comunicação