Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
"Amamentação: O Sonho de Camila" é sobre amor, resistência e o direito à maternidade trans
Publicado em 25/06/2025 16:50
Arte & Cultura

Com estreia nesta quinta-feira, às 19h no Centro Cultural Povos da Amazônia, o curta-metragem de ficção "Amamentação: O Sonho de Camila" apresenta uma narrativa cinematográfica potente que dá voz às experiências de uma mulher trans em busca da maternidade. Com roteiro e direção de Taly Nayandra, o filme confronta preconceitos e convida o público à reflexão sobre os desafios enfrentados pela protagonista para realizar seu sonho de ser mãe.

 

Protagonizado pela atriz Nicka, que interpreta Camila com intensidade e delicadeza, o filme acompanha a personagem em sua jornada ao lado de Marcelo (interpretado por Aizen, um homem trans), com quem compartilha o amor e o desejo de construir uma família. Juntos, eles enfrentam barreiras sociais, emocionais e políticas – desde a transfobia em consultórios médicos até os julgamentos cotidianos. Ambientada em um contexto de luta, mas também de afeto, a história destaca a importância de narrativas como a de Camila, ainda tão silenciadas no Brasil.

 

Mais do que um filme, "Amamentação: O Sonho de Camila" é uma obra da sétima arte que aborda, com sensibilidade e profundidade, a legitimidade da maternidade trans, os direitos da população LGBTQIA+ e a força do amor. Entre cenas de dor e esperança, o curta celebra a diversidade das famílias e provoca: quem tem o direito de definir o que é ser mãe, pai ou família?

 

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Amazonas), o projeto reforça o cinema como ferramenta de transformação social.

 

"Queremos que o público sinta e reconheça que todas as formas de amor e sonhos são legítimos. Esta obra, curta mas potente, é um marco para o audiovisual amazonense, pois vai além dos estereótipos que costumam cercar pessoas trans no cinema. Camila é uma mulher trans realizada, que conquistou quase todos os seus sonhos – exceto o de ser mãe. Essa história não fala apenas das lutas da comunidade LGBTQIA+, mas também de beleza, desejo e esperança. Por isso, ela precisava ser contada", afirma Taly Nayandra, diretora e roteirista.

 

 

FICHA TÉCNICA

- Roteiro e Direção: Taly Nayandra

- Produção: Cida Aripória e Kennedy Costa

- Direção de Fotografia e Montagem: Marlon Wanderlan

- Preparador de Elenco: Renan Rotondano

- Som Direto: Charles Costa

- Assistente de Produção e Figurino: Claudia Arawá

- Assistente de Direção: Cida Aripória

- Iluminação e Elétrica: Júnior Xoque

- Design: Carol Oli

- Trilha Sonora: Lua Negra  

- Produtora: Jaraqui Filmes

- Assessoria de imprensa: Renata Paula

 

 

 ELENCO

- Nicka

- Aizen

- Joyce Gomes

- Ana Julia Bertrand

- Ismael Gomes

 

GUIA RÁPIDO

Data: 26 de junho (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Povos da Amazônia

Entrada gratuita

 

Fotos: Divulgação

Fonte: Ana Paula/Jornalista

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!