Valdemir Santana também é reconduzido à presidência do Diretório Municipal de Manaus, consolidando lideranças no PED 2025.
A democracia interna do Partido dos Trabalhadores reafirmou sua força neste domingo (06/07) com a realização do Processo de Eleições Diretas (PED 2025). No Amazonas, o deputado estadual Sinésio Campos foi reeleito presidente do Diretório Estadual do PT com 64,54% dos votos válidos, em uma vitória contundente já no primeiro turno. Esta é a terceira vez consecutiva que ele assume a liderança do partido no estado.
“Eu quero agradecer à militância, o PT que tá organizado não só na capital como nos 59 municípios do Amazonas. Isso demonstra a mobilização e, acima de tudo, de acreditar que é possível fazer democracia no processo de eleições partidárias. Eu entendo que deveria ser uma prática de todos os partidos, mas, infelizmente, o Brasil só tem um partido que escuta a sua militância, que escuta a sua militância, que dá o direito e o poder para que escolha os seus dirigentes.”, pontuou.
Com mais de 50 mil filiados aptos a votar, o PT é o único partido do Brasil que realiza eleições diretas para a escolha de seus dirigentes. No Amazonas, a votação ocorreu nos 62 municípios, mobilizando a militância e fortalecendo a democracia de base em todas as instâncias partidárias.
Na disputa estadual, Sinésio obteve 7.922 votos. Os demais candidatos ficaram com os seguintes percentuais:
• Zé Ricardo: 1.486 votos (12,10%)
• Luiz Borges: 1.167 (9,5%)
• João Pedro: 910 (7,4%)
• Barroncas: 356 (2,9%)
• Arivan Reis: 277 (2,2%)
• Herbert Amazonas: 59 (0,48%)
Ao todo, foram computados 12.273 votos válidos para a presidência estadual.
A chapa estadual “Partido é para todos e a luta continua”, encabeçada por Sinésio, também conquistou a maioria expressiva dos votos, com 66,17% (7.579 votos), consolidando uma vitória política ampla e consistente.
No Diretório Municipal de Manaus, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdemir Santana, também foi reeleito para mais um mandato, reafirmando sua força política e o reconhecimento da militância da capital.
“A base tá muito forte. Foi um aquecimento, e esse aquecimento não pode parar, para que mais pessoas venham se filiar e dizer para o estado: quem garantiu o Polo Industrial e a garantia de emprego até 2073 foi o governo Lula, e vamos avançar e ganhar em 2026.”, comemorou.
Sinésio Campos assegura que a direção estadual vai continuar assumindo a responsabilidade de fortalecer o PT nos municípios, ampliar o diálogo com os movimentos sociais e preparar o partido para os desafios eleitorais de 2026, em sintonia com as diretrizes nacionais do governo Lula.
“A sociedade precisa saber que o governo Lula está muito presente aqui no estado do Amazonas, e, como presidente do partido e deputado com 8 mandatos sempre pelo PT, me orgulho de ter mais uma vez a missão que vai até 2029.”
Da Redação
Foto: Divulgação