A sexta-feira contou com disputas no futsal, atletismo, voleibol, tênis de mesa, badminton, xadrez, handebol e basquete
Os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) chegaram no seu 2º dia de disputas já com as primeiras medalhas distribuídas nesta sexta-feira (18/07). As modalidades do futsal, futebol de campo, atletismo, voleibol, tênis de mesa, badminton, xadrez, handebol e basquete movimentaram as emoções da maior competição escolar do estado.
Com mais de 5,4 mil atletas de escolas estaduais, municipais, federais e privadas, o JEAs conta com 20 modalidades esportivas e vai acontecer até o próximo dia 27 de julho. Porém, no atletismo, modalidade que teve início nesta sexta-feira, as competições seguem até o próximo domingo (20/07), pela manhã e tarde, na Vila Olímpica de Manaus.
De acordo com a coordenadora da modalidade no JEAs, Lilian Carvalho, os atletas não brigam apenas pelas medalhas, mas também pelo índice técnico necessário para a classificação em competições nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e os Jogos da Juventude.
“Os índices são definidos pela própria coordenadoria do JEAs, e servem para nivelar os alunos com o sarrafo nacional. É uma alegria ver eles alcançando esses objetivos”, destacou Lilian, que também é presidente da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam).
Ouro do rio Uaicurapá
E quem pode descrever a exata sensação narrada pela presidente da Fedaeam é a atleta Luna Souza, de 14 anos. Natural da comunidade São João Batista do Jacu, localizada às margens do rio Uaicurapá, no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), Luna conquistou o ouro na prova do salto em altura, ao alcançar, sozinha, a marca de 1,40m, o índice técnico necessário para a sua classificação no JEBs 2025.
O resultado se torna ainda mais expressivo com o fato de que Luna treina há apenas quatro meses. A aluna conta que foram os professores do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, escola de Luna, que apresentaram o atletismo para ela.
“Eu nem sabia o que era o atletismo. Eu estava irritada porque tive de mudar da minha comunidade para a sede do município. Não queria estar na escola, mas meus professores insistiram em mim. Estou muito feliz. Muito grata aos professores e aos meus pais, que também sempre me apoiaram. Eles me enviaram ‘você já é uma campeã’, por telefone, antes deu alcançar os 1,40m. Me deram força”, compartilhou Luna, emocionada.

Luna Souza
O JEBs 2025 acontece no próximo mês de outubro, em Uberlândia (MG).
Pódio interiorano
Já no tênis de mesa, outra modalidade que iniciou nesta sexta-feira e que também já teve premiações, o pódio da categoria juvenil feminino I foi completo com alunas da rede estadual de ensino e oriundas de municípios do interior o Amazonas. Geovanna Meireles, aluna da Escola Estadual Castelo Branco, em Manacapuru (distante 68 quilômetros da capital), foi a grande campeã. A 2ª e a 3ª colocação foram ocupadas por alunas do Colégio Batista de Parintins e da Escola Estadual Quitó Tatikawa, em Itapiranga (distante 227 quilômetros).
O resultado mostra a força dos municípios do interior do estado no JEAs. Mais de 1,7 mil atletas do JEAs são alunos do interior, com 41 municípios representados. Para Geovanna, o resultado significa evolução.
“No ano passado, perdi nas quartas de final. Foi triste, fiquei muito frustada. Hoje tive um dia perfeito. Estou muito feliz. Melhorei bastante e quero continuar treinando e me aprimorando”, destacou a aluna.
Os resultados diários das competições do JEAs são organizados em boletins, divulgados no site oficial da competição, https://www.jeas.com.br/. No próximo sábado (19/07), para além das modalidades citadas anteriormente, outras duas começam suas disputas: karatê e ciclismo. Os locais de competição também são públicos a partir dos boletins diários.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar/Geovana Meireles