Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Aeroporto de Manaus lança prêmio para reconhecer excelência na logística de cargas do Polo Industrial
Publicado em 18/07/2025 19:05
Capital & Municípios

- Prêmio é direcionado a empresas e profissionais de várias categorias;

- Lançamento ocorreu com a presença de representantes do setor empresarial, autoridades e formadores de opinião;

- Terminal de Cargas de Manaus é o terceiro do país em movimentação.

 

O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Manaus, integrante da VINCI Airports, lançou o Prêmio Tucandeira de Eficiência Logística, iniciativa voltada ao reconhecimento de empresas e profissionais que se destacam na cadeia logística aérea de cargas do Polo Industrial de Manaus (PIM). A premiação foi apresentada à classe empresarial na noite desta quinta-feira (17/07) em um evento no Palácio Rio Solimões, no Centro Cultural Palácio Rio Negro.

 

O prêmio valoriza e incentiva a eficiência operacional, a colaboração entre os agentes da cadeia e o compromisso com práticas sustentáveis.

 

Diretor Institucional da VINCI Concessions

 

Ao todo, serão oito categorias contempladas: OEA, Automotivo/Transporte/Duas Rodas, Tecnologia, Metal-Mecânico e Diversos e Geral, Destaque em Importação, Destaque em Exportador e Destaque em Sustentabilidade. A coleta de informações com as empresas e profissionais participantes inicia em agosto de 2025, em 12 meses de apuração. A primeira edição da premiação terá seu resultado divulgado no segundo semestre de 2026.

 

Além do troféu, os vencedores receberão o Selo Tucandeira de Eficiência Logística. O nome do prêmio faz referência à formiga gigante amazônica usada no ritual de iniciação dos indígenas Sateré Mawé, símbolo de força, disciplina e resistência, componentes fundamentais na logística.

 

A capital amazonense possui o terceiro maior e mais importante Terminal de Cargas do Brasil. A unidade funciona 24 horas por dia e é responsável por boa parte do escoamento de produtos industrializados na Zona Franca de Manaus para o restante do Brasil e do mundo. Em 2024, o terminal movimentou 140 mil toneladas de cargas.

 

Desde que assumiu a gestão do aeroporto, a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia tem investido em melhorias no setor de cargas, com foco em segurança e eficiência. A adoção de novos equipamentos, procedimentos e medidas de segurança permitiu reduzir em mais de 10% o tempo médio de liberação de cargas de quase, que deixam o espaço aeroportuário até 48 horas após sua chegada.

 

 

Gerente Cargo do Terminal de Cargas, Thiago Brandão

 

O Gerente Cargo do Terminal de Cargas, Thiago Brandão, destaca: "A premiação é uma ferramenta importante para identificar e valorizar práticas e profissionais que fazem a diferença no setor de cargas aéreas, fomentando ainda mais esse segmento tão essencial para a nossa região. Em paralelo, seguimos focados em aprimorar as atividades do terminal de cargas, permitindo que as empresas continuem crescendo e a nossa economia siga em desenvolvimento".

 

 

Fotos: Divulgação

Fonte: Tabajara Moreno/Três Comunicação

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!