A vila é considerada um sítio arqueológico, conhecida pelas ruínas históricas do Ciclo da Borracha do Amazonas
O Governo do Amazonas reuniu, na quarta-feira (27/08), representantes da comunidade, órgãos estaduais e federais para discutir o ordenamento turístico da Vila de Paricatuba, localizada em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
A reunião contou com a participação da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com lideranças locais.
O trabalho será incorporado ao Plano de Gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Margem Esquerda do Rio Negro - Setor Paduari-Solimões, com financiamento do Programa Paisagens Sustentáveis do Amazonas (ASL Fase 2), executado pelo Ministério do Meio Ambiente. A proposta é construir, de forma colaborativa, ações que conciliem turismo, preservação do patrimônio e desenvolvimento sustentável.
“Essa reunião uniu o útil ao agradável, onde a gente pôde esclarecer algumas coisas para a associação, para fazer entender que esse processo da elaboração do Plano de Gestão vai ser muito benéfico não só para Paricatuba, mas para todas as comunidades que pertencem à Área de Preservação Ambiental”, explicou o gestor de Unidades de Conservação, Robinson Oliveira.
A Amazonastur integra o grupo focada na preservação do patrimônio histórico, que pode ser aliada do turismo sustentável. É o que explica o chefe do Departamento de Ações Estratégicas do órgão, Wilker Medeiros, que ressalta a importância de dar consistência ao planejamento de forma coletiva.
“Estamos aqui para construir colaborativamente um trabalho, um plano de ação que possa ser desenvolvido pelos entes parceiros, pela comunidade, pensando em estruturar parte do trade turístico, do espaço turístico e do meio ambiente de forma integrada e responsável”, afirmou.
A vila de Paricatuba é considerada um sítio arqueológico, conhecida pelas ruínas históricas do Ciclo da Borracha do Amazonas. A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Evanovick, destacou a importância de ações integradas de preservação, e que patrimônio cultural, turismo e sustentabilidade devem caminhar juntos na construção desse trabalho.
“O Iphan e a Amazonastur estão atuando numa parceria importante entre o patrimônio e o turismo para que a gente possa pensar em que ações nós podemos fortalecer juntos, para gerar economia desse turismo sustentável, do patrimônio, e fortalecer ações em parceria, garantindo que essa comunidade e todo o Amazonas possa fomentar as atividades que a gente sabe bem que são convidativas”, explicou.
A comunidade local participa ativamente da construção das soluções, garantindo a participação social e a valorização do território, que abriga povos tradicionais. Para a líder comunitária de Paricatuba, Jackeline Lins, o trabalho que será realizado vem para somar e trazer qualidade de vida para a região.

“É de grande importância a parceria do Governo do Amazonas na nossa comunidade, onde todos ganham, tanto o microempreendedor quanto o grande empresário. E eu convido você, turista, a vir aqui conhecer a vila mais charmosa do Amazonas”, destacou.
FOTOS: Valéria Saturtino/Amazonastur