A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), realiza, nesta quinta-feira, 18/9, a emissão gratuita de credenciais de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), além do cartão PassaFácil nas modalidades comum, estudante e social. O serviço faz parte da “Semana Nacional de Trânsito 2025”, que acontece no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), no Centro, das 8h às 12h.
Para solicitar a credencial de estacionamento em vaga preferencial, os idosos devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência atualizado. Já as pessoas com deficiência precisam apresentar, além desses documentos, um laudo médico com diagnóstico, CID, carimbo e assinatura do médico especialista.
Já a emissão do cartão PassaFácil será realizada no ônibus do Sinetram, estacionado em frente ao CAM. O serviço é gratuito e para solicitar a 1ª ou 2ª via do cartão PassaFácil nas modalidades Comum, Estudante e Social, é necessário apresentar RG e CPF. O cartão garante mais comodidade aos usuários do transporte público, oferecendo benefícios como recarga on-line, integração temporal e mais segurança nas transações.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou a importância da ação integrada. “Estamos comprometidos em facilitar o acesso da população aos serviços de mobilidade e inclusão social. Essa é uma oportunidade de aproximar o cidadão dos seus direitos, promovendo dignidade, respeito e acessibilidade no transporte público da nossa cidade”, afirmou.
Além disso, durante o evento também será possível se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para participação em programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família.
Para o cadastro, o responsável pela família deve comparecer pessoalmente com um documento com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho ou título de eleitor) e um comprovante de residência. Também é preciso levar o CPF de cada pessoa da família, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, carteira de trabalho ou título de eleitor. Caso não tenha comprovante de residência, deve ser feita uma declaração informando o local onde a família mora.
A programação conta ainda com a presença do Distrito de Saúde Sul, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Luzia, sob direção da gestora Alexsandra. A unidade é responsável por ofertar vacinas importantes à população, reforçando o compromisso com a saúde preventiva e a integração entre mobilidade e saúde pública.
Entre as vacinas disponibilizadas estão Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela e Tríplice Viral, fundamentais para a proteção contra doenças e para a atualização do calendário vacinal da população. A iniciativa integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, aproximando os serviços de saúde da comunidade e garantindo mais qualidade de vida aos cidadãos.

A “Semana Nacional de Trânsito 2025” segue até o dia 25/9, das 8h às 12h, no CAM, localizado na avenida 7 de Setembro, nº 350, bairro Centro, zona Sul, com diversas atividades voltadas à educação, conscientização e promoção da segurança no trânsito.
Texto e fotos – Divulgação/IMMU