Curso é uma oportunidade de empreender ou ser inserido no mercado de trabalho
O restaurante popular do programa Prato Cheio de Pauini realizou, na quarta-feira (24/09), um curso de pães caseiros e integrais para o público que frequenta a unidade. A turma era composta por 20 participantes, homens e mulheres que aprenderam técnicas simples e acessíveis de panificação.
O curso, promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), teve parceria com a prefeitura de Pauini e contou com um padeiro profissional do município para ministrar o curso. O objetivo é estimular o empreendedorismo e preparar os usuários para o mercado de trabalho.
Todos os participantes receberam um certificado no encerramento da aula, que teve duração total de quatro horas.
De acordo com a secretária executiva adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Seas (Seasan), que administra o programa, essa iniciativa garante a ampliação de conhecimento aos frequentadores dos restaurantes populares, além de incentivar o empreendedorismo, a geração de renda e a inserção no mercado de trabalho, fazendo com que muitos saiam da condição de vulnerabilidade.
“O Prato Cheio vai muito além de oferecer refeições e garantir a segurança alimentar. Nosso trabalho é também ajudar no desenvolvimento das pessoas que utilizam o programa. Quando criamos oportunidades de negócio, elas podem gerar renda, desenvolver habilidades e garantir a independência financeira dessas pessoas”, afirmou.
O programa é dividido em dois serviços distintos: os restaurantes populares, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, com refeições no valor simbólico de R$ 1; e as cozinhas populares, nas quais a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento, de segunda a sábado, também das 8h às 13h. Os cardápios são preparados por nutricionistas e variam de acordo com o dia da semana
Além de servir refeições, algumas unidades do programa possuem um cantinho da leitura, onde os usuários podem ler os diversos livros disponíveis.

As unidades também realizam palestras sobre saúde e qualidade de vida e cursos que visam a qualificação e o empreendedorismo.
Fotos: Divulgação/Seas