Nesta sexta-feira (29/09), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) levou capacitação em boas práticas na pecuária aos produtores rurais, no sítio Belo Horizonte, localizado no km 04 da rodovia AM-010, em Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital).
A iniciativa foi resultado de uma parceria entre o instituto e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agrocaf e contou com a participação de profissionais de todas as entidades envolvidas.
A diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Diter), Nadiele Pacheco, explicou que a capacitação consistiu na realização de quatro estações que abordaram temáticas relacionadas à pecuária, com palestras de profissionais especializados na área.
“A atividade contou com a participação de cerca de 300 produtores rurais, estudantes e comunitários interessados em melhorar a qualidade dos seus rebanhos ou iniciar na atividade pecuarista no município, segmento este que está em plena expansão em todo estado do Amazonas”, frisou a diretora-técnica.

Estações temáticas
A estação “Sanidade e Melhoramento Genético” foi ministrada por profissionais da Adaf, Idam e Agrocaf, com os temas “Cadastro e Declaração de Rebanho”; e a estação “Nutrição” foi reservada a profissionais do Ifam, que dissertaram sobre “Silagem, Suplementação Mineral e Protéica” e “Gerenciamento de Custos na Suplementação”.
Já a estação “Pastejo Rotacionado” contou com a contribuição de técnicos do Senar para tratar do “Sistema de Pastejo Rotacionado” e “Gerenciamento do Sistema de Pastejo Rotacionado”; por fim, a estação “Pecuária de Precisão 4.0” foi ministrada pela Sebrae, com a temática “Uso de Drone na Pecuária”.
“Nós viemos em busca de informações para aprimorar as técnicas de pastejo rotacionado para melhorar a forma como trabalhamos no campo e com intuito de reduzir o terreno utilizado”, destacou o produtor rural Juliano Tavares.
FOTOS: Carlos Soares/Idam