Os novos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário que estão sendo construídos pelo Governo do Amazonas, por meio do Programa de Saneamento Integrado (Prosai), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), vão proporcionar a valorização dos imóveis na cidade. O programa está levando água tratada para 100% da sede do município e vai elevar de zero para até 25% o tratamento de esgoto para a população.
O Prosai Parintins é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O programa abrange obras de saneamento básico, habitação, urbanização, além de reflorestamento.
Segundo estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, o acesso à rede de água e esgoto pode aumentar em cerca de 15% o valor dos imóveis. O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca o impacto positivo no cenário urbano e o reflexo direto no patrimônio dos moradores.
“Atualmente, ainda é possível perceber em alguns pontos da cidade o despejo de efluentes diretamente nas sarjetas. Com a implantação do sistema de tratamento adequado, essa realidade deixará de existir nas áreas contempladas pelo Prosai. O sistema completo de saneamento traz reflexos na valorização imobiliária, estimada em 15% em comparação a regiões que ainda não contam com a mesma infraestrutura”, afirmou o secretário.
De acordo com o coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, a combinação de água potável permanente, tratamento de esgoto e drenagem urbana eficiente consolida o saneamento básico como motor de desenvolvimento no município, especialmente nos bairros contemplados.
“Com os novos sistemas de água e esgoto, Parintins alcançará 100% de cobertura de água potável na área urbana e 25% de tratamento de esgoto, especialmente nas zonas de intervenção direta do programa. O resultado é um avanço que representa ganhos em saúde, qualidade de vida e valorização imobiliária para os moradores”, afirmou.
Atualmente, a cidade já possui cerca de 60% da rede instalada, com nove poços em operação, garantindo água tratada de qualidade para a população. Com a conclusão das obras dos novos reservatórios, prevista para ocorrer no fim deste ano, o Prosai vai garantir fornecimento de água 24 horas por dia, sete dias por semana.

O programa também avança na implantação da rede de esgoto, que inclui 34 quilômetros de tubulação, estações elevatórias e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A obra vai beneficiar 12 mil pessoas da área de intervenção, que abrange os bairros Santa Clara, Santa Rita de Cássia, Palmares, Francesa, Centro e Castanheiras.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE