Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Blogs & Colunas
Expoagro 2025: Avanço genético e aumento na quantidade de animais em exposição marcam a 47ª edição
Publicado em 01/10/2025 16:38
Capital & Municípios

Com um aumento de 100% do total de animais em exposição, 120 criadores fazem negócios durante oito dias de evento

 

O avanço genético da pecuária amazonense é uma das grandes novidades da 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), que registra mais de 100% do número de animais expostos comparado a edição de 2024.

 

A 47ª edição iniciou no dia 28 de setembro e segue até domingo (05/10), no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, situado no km 2 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), com estacionamento e entrada gratuitos ao público.

 

Ao todo, são 745 animais, sendo: 210 bovinos; 420 caprinos e ovinos; e 115 equinos, de 120 expositores/criadores dos municípios de Iranduba, Careiro Castanho, Manacapuru, Autazes, Careiro da Várzea e da zona rural de Manaus.

 

Para o assessor técnico da Sepror, Luís Otávio, a 47ª Expoagro é a principal vitrine do agronegócio amazonense na questão da pecuária sustentável. Um espaço que proporciona oportunidades, tanto na exposição, quando na venda dos animais com alto valor genético.

 

“Para exemplificar, na questão da espécie bovina, nós temos as raças Nelore, Tabapuã, Girolando, Senepol e Cindy, tudo da melhor qualidade sendo expostas para os negócios. Então, os interessados podem chegar aqui e negociar diretamente com o pecuarista, ou adquirir seus animais através do leilão, no sábado (04/10)”, acrescentou Luís Otávio.

 

Em 2024, a edição contou com 300 animais para exposição e comercialização, e para 2025 tem uma ampliação de 100%, com raças de alto valor genético para comercialização, amparada pela isenção de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 

 

Expoagro 2025

O evento visa promover oportunidades aos produtores rurais a fazerem negócios e conhecerem novas tecnologias para fortalecer o setor primário no estado, além de proporcionar um ambiente rural para o público da cidade.

 

Considerada a casa do produtor rural e o maior evento de agronegócio sustentável do Amazonas, a 47ª Expoagro estima gerar aproximadamente R$ 230 milhões em negócios, com expectativa de receber 260 mil pessoas durante os oito dias de evento.

 

Fotos: Isaac Maia/Sepror

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!