A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), participou, na manhã desta quarta-feira, 1º/10, da abertura oficial da “Operação Virtude”. A iniciativa nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa combater a violência contra a pessoa idosa. O evento ocorreu no Parque Municipal do Idoso (PMI), no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital.
Durante a programação de abertura, foram oferecidos atendimentos de saúde pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), serviços de orientação de mobilidade pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), além de atividades recreativas e de cidadania. Idosos e idosas de várias zonas da cidade participaram das atividades durante toda a manhã.
A Fundação Dr. Thomas terá participação direta ao longo da programação, com a realização de ações educativas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e faculdades particulares, além de blitze educativas em terminais de ônibus, sensibilização com motoristas do transporte coletivo nas garagens, caminhadas e panfletagens em diferentes pontos da cidade.
O diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, ressaltou a relevância da participação da prefeitura como parte da rede de apoio.
“A Operação Virtude é um marco de conscientização. Não se trata apenas de oferecer serviços, mas de reafirmar que a pessoa idosa deve ser respeitada e protegida. A gestão do prefeito David Almeida tem sido parceira e comprometida em garantir políticas públicas que acolham, valorizem e protejam os idosos. Estamos juntos, prefeitura, órgãos parceiros e comunidade, para combater qualquer forma de violência contra a pessoa idosa”, destacou.
A “Operação Virtude” é considerada uma das principais estratégias nacionais de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, por unir diferentes instituições em prol da proteção dos direitos desse público. Além de aproximar os serviços da população, a iniciativa busca fortalecer a conscientização social, ampliando a rede de apoio e incentivando o respeito, a dignidade e a valorização da pessoa idosa em todo o país.

Texto - Fábio Simões/FDT
Fotos - Valdo Leão/Semcom