Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Blogs & Colunas
Prefeitura de Manaus se reúne com Conselho Municipal do Idoso para discutir o novo Cartão Passa Fácil+
Publicado em 06/10/2025 16:24
Capital & Municípios

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informou, nesta segunda-feira, 6/10, que o uso do novo Cartão Passa Fácil+ por pessoas idosas é opcional e não anula o direito à gratuidade no transporte público com a apresentação da Carteira de Identidade. O esclarecimento feito pelo diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, ocorreu durante uma reunião com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) e com participação de idosos.

 

O serviço foi lançado pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), representando mais um benefício ao público assistido.

 

O encontro, realizado na Fundação Doutor Thomas (FDT), teve como objetivo sanar dúvidas da comunidade sobre a nova ferramenta. Flores garantiu que a implementação do cartão visa oferecer um benefício adicional, sem tornar-se uma obrigatoriedade.

 

"Participamos de uma reunião produtiva com os Conselhos Estadual e Municipal do Idoso para discutir a emissão dos cartões. É fundamental ressaltar que os idosos não serão obrigados a usar o cartão para acessar o transporte público. Eles ainda poderão simplesmente apresentar a Carteira de Identidade para entrar nos ônibus", afirmou Flores.

 

A presidente do CMI, Clélia Maia Ferreira, destacou que o diálogo foi essencial para tranquilizar os presentes. "A preocupação central do conselho era garantir que a IMMU fornecesse esclarecimentos claros sobre a implantação do Passa Fácil. Entendemos que o cartão deve ser um benefício, facilitando o dia a dia dos idosos que precisam utilizar várias passagens para consultas médicas ou outras atividades", frisou.

 

Para o diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas (FDT), Eduardo Lucas, a iniciativa é um avanço para políticas destinadas à Terceira Idade. "O doutor Arnaldo apresentou as propostas de forma clara. Trata-se de um direito adicional. Ao mesmo tempo, é vantajoso para a prefeitura, que poderá obter dados estatísticos para aprimorar políticas de mobilidade para essa parcela tão importante da sociedade", disse.

 

 

Coordenador do Núcleo de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Defensoria Pública do Estado (DF-AM), Marcelo Pinheiro, também classificou a reunião como positiva. "Foi uma roda de conversa onde as pessoas puderam compreender que a adesão ao cartão é uma faculdade, não uma obrigação. Foi reiterada a importância dos dados estatísticos para a criação de políticas públicas mais acuradas", comentou Pinheiro, que concluiu ressaltando a necessidade de uma comunicação mais ampla por parte do poder público. "Agora, os órgãos precisam realizar uma divulgação educativa mais efetiva para atrair esse público, demonstrando os benefícios da adesão para que a iniciativa seja um sucesso para toda a sociedade".

 

Para emitir o Passa Fácil+, o idoso precisa apresentar apenas RG e CPF em um dos pontos de atendimento do Sinetram, como a sede localizada na avenida Constantino Nery, os terminais de integração (T1 ao T7), estações como Arena, Santos Dumont, Max Teixeira e Tuca, além do posto no shopping Phelippe Daou.

 

Texto e Fotos – Divulgação / IMMU

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!