Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Blogs & Colunas
Mais de 160 mil alunos da Prefeitura de Manaus participam da última Avaliação de Desempenho do Estudante 2025
Publicado em 07/10/2025 15:02
Educação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 7/10, a 2ª Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) de 2025. A aplicação envolveu 162 mil estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 367 escolas da rede municipal. A avaliação busca preparar os estudantes para exames futuros e identificar pontos que necessitam de reforço, com ações pedagógicas mais assertivas nas escolas municipais.

 

A ADE é elaborada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, e é aplicada duas vezes ao ano para avaliar o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, com 22 questões para as duas disciplinas. A avaliação, segue os moldes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC).

 

O subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Arone Bentes, acompanhou a aplicação em três escolas e destacou a importância do processo avaliativo para o fortalecimento da aprendizagem.

 

“A ADE é uma avaliação aplicada em larga escala na rede municipal de ensino. Hoje estivemos presentes nas escolas municipais João Goulart e Paulo Graça e no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Almeida. Nessas unidades, pudemos observar a performance dos alunos e foi extraordinária”, afirmou o subsecretário.

 

O professor Marcicley Oliveira, da escola municipal Presidente João Goulart, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus, comentou sobre a participação dos alunos na avaliação e ressaltou a preparação da escola para o exame. “Os alunos vieram concentrados, pois a escola e o quadro administrativo já vinham trabalhando há bastante tempo com simulados e atividades preparatórias. Por isso, hoje eles chegaram prontos para dar o melhor de si”, pontuou.

 

O estudante do 6º ano, Manuel Vazquez, de 12 anos, disse que a prova estava um pouco complexa, mas ressaltou que, com atenção e estudo, conseguiu responder com tranquilidade às questões.

 

 

“Algumas questões são fáceis, outras mais difíceis, mas quem estuda consegue se sair bem. A minha dica é ler com calma, reler sempre que precisar e, antes de entregar, conferir se marcou todas as respostas”, concluiu Manuel.

 

Texto - Thalia Rodrigues/Semed

Fotos - Eliton Santos/Semed

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!