Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Blogs & Colunas
SSP-AM realiza mutirão de entregas da Carteira de Identidade em área rural de Manaus
As entregas são realizadas pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo
Publicado em 08/10/2025 11:21
Segurança

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto Aderson Conceição de Melo (IIACM), iniciou na terça-feira (07/10) o mutirão para a entrega de Carteiras de Identidade Nacional (CIN). As entregas são direcionadas as cerca de 19 comunidades das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), localizadas às margens do rio Negro.

 

As entregas realizadas nesta terça-feira foram acompanhadas pelo secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida. O chefe da pasta estadual de segurança falou sobre o trabalho que a instituição tem realizado nas RDS e destacou sobre o avanço das ações de cidadania, que garantiu acesso ao novo documento.

 

"Identificamos a necessidade de nós fazermos uma ação social da Secretaria de Segurança para a emissão de Carteira Nacional. Então, iniciamos esse trabalho, onde nós viemos às comunidades, atendemos, recolhemos a documentação, e coletamos a biometria. Agora estamos voltando para entregar, efetivamente a CIN para o cidadão de toda essa região", reforçou o secretário de Segurança Pública.

 

Secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida

 

Entregas da CIN

Ao todo, estão previstas entregas de mais de 800 Carteira de Identidades. Nesta primeira etapa da ação social, foram entregues aproximadamente 250 novos documentos nas comunidades ribeirinhas do Acajatuba, Tumbira e Terra Preta.

 

A moradora da comunidade do Acajatuba e cabeleireira, Eucileide de Figueiredo Chaves, 62 anos, relatou que o novo documento vai ser de grande importância para a entrada da aposentadoria.

 

Eucileide de Figueiredo Chaves

 

 "A ação foi uma maravilha, porque eu preciso desse documento. Eu estou dando entrada na minha aposentadoria e eu não estava conseguindo, mas graças a Deus, com todas essas equipes, eu consegui. Vocês estão de parabéns"

 

 A iniciativa foi aprovada pela professora, Izolena Garrido, 51 anos, que recebeu a CIN em Tumbira. Para ela, a ação demonstra respeito às populações ribeirinhas, garantindo o direito à documentação básica.

 

"O serviço traz a oportunidade para as nossas comunidades de nossos territórios, possam vir, fazer seu novo documento. E isso, no meu ponto de vista como ser humano, chama-se respeito", destaca a professora.

 

 

Pescador e morador da comunidade Terra Preta, Antônio Geraldo Barreto

 

O pescador e morador da comunidade Terra Preta, Antônio Geraldo Barreto da Costa, de 59 anos, demonstrou satisfação pela entrega da Identidade Nacional.

 

"Eu agradeço muito pela identidade, é uma coisa muito importante para a gente, é uma coisa que nós já estávamos precisando", pontuou o pescador.

 

 

Continuidade

A entrega das Carteiras de Identidade Nacional (CIN) segue nesta quarta-feira (08/10) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, abrangendo as 19 comunidades que compõem a unidade.

 

Fotos: Victor Levy/SSP-AM/Professora Izolena Garrido

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!