Companhia alerta que há outras intervenções, na cidade, que não fazem parte de seus empreendimentos
Obras do gasoduto Norte-Leste estão avançando e chegaram à altura da avenida Autaz Mirim, no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus. O empreendimento é da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concessionária do serviço público de distribuição de gás natural.
A equipe de obra está atuando, no momento, nas proximidades do Shopping Cidade Leste. Os trabalhos estão sendo realizados nos períodos diurno e noturno. A previsão é que as atividades sejam concluídas na avenida Autaz Mirim, em novembro.
Uma segunda frente de obra do gasoduto Norte-Leste trabalha na avenida Margarita, localizada no bairro Cidade de Deus - já na zona norte da cidade. As equipes estão trabalhando em diferentes turnos para agilizar o andamento.
Além do gasoduto Norte-Leste, a Cigás também atua na construção do Gasoduto UTE Manaus 1, cujas frentes de trabalho estão localizadas nas avenidas Ministro João Gonçalves e Autaz Mirim.
Gasodutos fortalecem a infraestrutura urbana
De acordo com o diretor Técnico-Comercial da Cigás, Clovis Correia, ambos os empreendimentos estão entre as maiores obras de infraestrutura de gasoduto urbano do país e são de extrema relevância para o avanço do serviço público de distribuição de gás natural no estado.
A construção do gasoduto Norte-Leste tem como objetivo possibilitar o atendimento a novas unidades consumidoras das zonas Norte e Leste de Manaus, de segmentos como industrial e comercial por exemplo, bem com ampliar o nível de flexibilidade operacional da rede de distribuição de gás natural (RDGN).
O Gasoduto UTE Manaus 01 viabilizará o fornecimento de gás natural para a geração de energia elétrica na Usina Termelétrica (UTE) Manaus 1, localizada no Distrito Industrial, contribuindo para ampliar a segurança no fornecimento de energia elétrica da capital amazonense.

Obras com responsabilidade e segurança
O planejamento das obras de gasodutos é submetido à aprovação de órgãos competentes. Segundo o gerente de Engenharia da concessionária, Luiz Carlos Silva, a Cigás também atua em parceria com órgãos municipais e estaduais para adotar medidas que minimizem os transtornos à população e à mobilidade urbana.
Outra preocupação é com a sinalização das obras. Para garantir a segurança de condutores e população em geral, a Cigás conta com um plano de sinalização das obras, aprovado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Sendo assim, todas as frentes de trabalho estão sinalizadas, sendo possível identificar facilmente que se trata de obra da Companhia. Segundo a Cigás, existem outras obras atualmente em andamento, em Manaus, mas que não fazem parte dos empreendimentos da Cigás.
A Companhia agradece a compreensão e colaboração da população e assegura que está empenhada em concluir os serviços o mais rápido possível, mantendo sempre o alto padrão de qualidade e segurança das obras a fim de minimizar os impactos no dia a dia das pessoas.
Fotos: Divulgação/Cigás