Investimentos em saúde no município ultrapassam R$ 11 milhões e integram pacote de ações no Alto Solimões
O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (07/11), em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), uma nova estrutura de Telessaúde do programa Saúde AM Digital, consolidando o município como o 40º do estado a contar com o serviço. A entrega faz parte de um pacote de investimentos na área da saúde do Alto Solimões, que inclui a assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Celina Villacrez Ruiz, além de novas entregas de equipamentos e melhorias em unidades da rede pública.
As novas duas telessalas vão beneficiar diretamente mais de 66 mil moradores da região, ampliando o acesso da população a consultas e exames especializados sem a necessidade de deslocamento até a capital. Localizadas na rua General Sampaio, nº 38, bairro São Francisco, as unidades contam com estrutura moderna para realização de teleconsultas, telediagnósticos e exames.
"A Telessaúde é um serviço que vocês vão ter atendimento especializado. São 17 especialidades em que através da Telessaúde vocês terão esse atendimento. Lá em Manaus, começamos a fazer uma revolução na saúde e vamos começar a fazer no interior. E aqui vamos começar pela UPA de Tabatinga. Acabei de dar a ordem de serviço para reforma e compra de novos equipamentos para dar atendimento de qualidade para as pessoas", afirmou Wilson Lima.
O programa Saúde AM Digital está presente em todo o estado, oferecendo consultas à distância em 17 especialidades médicas e multiprofissionais, entre elas cardiologia, dermatologia, endocrinologia, psiquiatria, ortopedia, pediatria e ginecologia. O atendimento é voltado para usuários do SUS com encaminhamento pelo Sistema de Regulação (Sisreg) e pode ser realizado presencialmente nas Telessalas ou por meio do aplicativo Saúde AM Digital, disponível para celulares e demais dispositivos conectados à internet.
Entre os primeiros pacientes atendidos na nova estrutura está Raimunda Ferreira, de 64 anos, moradora de Tabatinga, que aguardava há meses por um exame especializado.
“Eu estava no médico e pediram para fazer o Mapa. Eu não pude fazer, era pago. Mas agora, aproveitei para fazer de graça. Nem todo mundo tem condições de estar indo a Manaus, indo e voltando”, contou Raimunda, que vai precisar fazer uma cirurgia de vesícula e realizou o exame de monitoramento cardíaco pela nova unidade do Telessaúde.

Infraestrutura
Além da inauguração das telessalas, o governador assinou a ordem de serviço para o início da reforma e adequação do Hospital e Maternidade Celina Villacrez Ruiz, que receberá investimentos de R$ 11 milhões do Governo do Amazonas. O projeto foi elaborado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), e será executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
As obras contemplam aumento de 49 leitos hospitalares, ampliação do centro cirúrgico, melhorias na climatização, sistema elétrico e rede de gases medicinais, além da instalação de nova rede de drenagem, abrigo de resíduos, sistema de prevenção de incêndio e adequações estruturais completas, com foco na humanização do atendimento e na eficiência operacional.
A unidade também vai receber um novo equipamento de Raio X, que está sendo embarcado, ainda nesta sexta-feira (07/11), e passará por melhorias na usina de oxigênio, com o envio de novos componentes, incluindo enchimento de cilindros.
Durante a solenidade, o governador também anunciou a revitalização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tabatinga e agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal, especialmente a cessão do terreno para a futura construção da Policlínica do Alto Solimões, obra que será executada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida estadual.
Em reforço às ações de prevenção e resposta à estiagem de 2025, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) distribuiu 8.560 frascos de hipoclorito de sódio a 2,5% para garantir o consumo de água segura em três municípios do Alto Solimões, sendo 3.080 frascos destinados a Tabatinga, 3.580 a Benjamin Constant e 1.900 a Atalaia do Norte.

Balanço do Alto Solimões
As entregas e investimentos realizados em Tabatinga se somam às ações já concluídas em Benjamin Constant e Atalaia do Norte, consolidando o compromisso do Governo do Amazonas com a população do Alto Solimões.
Em Benjamin Constant, o governador inaugurou o sistema do Projeto Água Boa, na comunidade Novo Porto Lima, o novo sistema de iluminação pública do programa Ilumina+ Amazonas e assinou convênio para recuperação do sistema viário urbano.
Em Atalaia do Norte, entregou o 12º Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), novas salas de Telessaúde e quatro viaturas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), ampliando a presença do Estado em toda a calha do Alto Solimões.
As três cidades juntas receberam 1.600 novos cartões do Auxílio Estadual Permanente, além de equipamentos agrícolas, veículos, cestas básicas, cadeiras de rodas e kits bebê.
FOTOS: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom