Os motofretistas de Tabatinga são os primeiros do interior do Amazonas a receber o benefício
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) contemplou 500 mototaxistas e dez motofretistas do município de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus) com kits de segurança do projeto Motociclista Legal, oriundo do programa Detran Cidadão. A ação foi executada na manhã desta sexta-feira (07/11), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João Carlos Pereira dos Santos.
Durante a ação, pela primeira vez no interior do Estado, a categoria dos motofretistas foi contemplada. Inicialmente, dez profissionais receberam um kit completo, que inclui: colete de identificação respirável, capacete de segurança, bag térmica para entregas, joelheiras, cotoveleiras e a antena corta-pipa.
O diretor técnico do Detran-AM, Wendell Waughan, destaca que a iniciativa busca salvar vidas no trânsito do município. “Tabatinga é o primeiro município a receber os kits de motofretista, uma nova classe que está sendo contemplada pelo nosso governador. E a gente vem trabalhando com as associações para que eles tenham mais consciência e consigam fazer uma direção mais segura”, destaca Wendell Waughan.
O motofretista Jorge Bitencourt, 35, recebeu o kit completo entregue à categoria. “Achei muito importante dar esse apoio para nós, que precisamos dessa bag para trabalhar. E, junto com o Detran, também agradeço ao nosso governador”, salienta o profissional.
Para os mototaxistas, os kits oferecem capacete de segurança e colete de identificação. Esta foi a segunda vez que a categoria foi contemplada no município: em 2022, o projeto Motociclista Legal beneficiou 134 profissionais com o kit de segurança. Além disso, os profissionais que finalizaram o curso sobre a importância da profissionalização do mototaxista também receberam certificados.
O mototaxista Luiz Antônio de Azevedo, 38, foi um dos contemplados. “Em nome da classe dos mototaxistas, quero agradecer por esse momento, e dizer que as associações estão de portas abertas para traçar as parcerias com os mototaxistas do município de Tabatinga”, afirma Luiz Antônio.

Com o novo repasse de kits, o projeto Motociclista Legal totaliza 4.826 profissionais beneficiados em Manaus (sendo 4.576 para mototaxistas, e 250 para motofretistas) e 14.309 no interior (sendo 14.299 para mototaxistas, e dez para motofretistas), chegando a 19.135 profissionais atendidos no Estado.
FOTOS: Alex Pazuello/Secom