Mais de 1,6 mil profissionais atuarão na operação, que contará com hospitais reforçados, postos médicos no Bumbódromo, Barco Hospital e UTI Aérea 24h
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) faz parte da Operação Integrada do 59º Festival de Parintins, lançada oficialmente nesta quarta-feira (24/06). A ação reúne órgãos estaduais, municipais e instituições parceiras responsáveis pelo planejamento e execução de um dos maiores eventos culturais do país.
A operação é coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) e reúne órgãos estaduais, municipais e federais para garantir assistência à saúde, segurança e organização durante o Festival de Parintins. A atuação integrada envolve a SES-AM, SSP-AM, Detran-AM, CBMAM, Sejusc, FVS-RCP, Semsa Parintins, Anvisa, Defesa Civil, Rede CIEVS e demais instituições parceiras.
Para assegurar atendimento ágil e seguro aos moradores e visitantes, a estrutura de saúde de Parintins foi reforçada com profissionais, medicamentos, insumos, ambulâncias, unidades hospitalares de retaguarda e o Barco Hospital São João XXIII.
De acordo com a SES-AM, mais de 1,6 mil profissionais atuarão durante o festival, somando os efetivos das redes estadual e municipal de saúde. Entre eles estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de ambulância e equipes de apoio. Além disso, mais de 80 volumes de medicamentos e insumos foram encaminhados para abastecer as unidades de saúde do município.
O secretário de Estado de Saúde, Luís Alberto Saraiva, destaca que a operação foi planejada para garantir assistência integral durante todos os dias do evento.
“O Governo do Amazonas preparou uma ampla estrutura de assistência à saúde para garantir atendimento seguro e de qualidade durante o festival. Esse planejamento demonstra o compromisso da gestão estadual em fortalecer a rede de saúde e oferecer suporte adequado em um dos maiores eventos culturais do país”, afirmou o secretário.
De acordo com a secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, a atuação da Secretaria de Estado de Saúde durante o Festival de Parintins vai além da assistência direta à população e integra uma grande estratégia de proteção à vida.
A atuação da SES-AM vai muito além do atendimento durante os dias de festival. Participamos de todo o planejamento operacional, da organização dos fluxos assistenciais, da preparação das unidades de saúde, da capacitação das equipes e das ações preventivas que ajudam a reduzir riscos e proteger vidas", afirmou.
Estrutura reforçada no Bumbódromo
Durante as apresentações dos bois Caprichoso e Garantido, a SES-AM manterá dois ambulatórios dentro do Bumbódromo, um no lado azul e outro no lado vermelho da arena.
Cada posto contará com cinco leitos clínicos e de estabilização, além de equipamentos e insumos para atendimentos de urgência e suporte avançado de vida, incluindo procedimentos de reanimação, intubação e desfibrilação.

As equipes serão formadas por clínicos gerais, cardiologista, oftalmologista, cirurgião geral e profissionais de enfermagem.
Os ambulatórios começam a funcionar já durante a Festa dos Visitantes, na quinta-feira (25/06), a partir das 17h. Nos três dias de festival, os atendimentos ocorrerão das 18h até o encerramento das apresentações.
A estrutura contará ainda com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Parintins), funcionando das 7h às 3h da madrugada.
Hospitais preparados para urgências e emergências
Os casos de urgência e emergência serão atendidos no Hospital Jofre Cohen, que funcionará 24 horas com suporte da rede estadual de saúde. A unidade recebeu reforços permanentes do Governo do Amazonas, incluindo leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), serviço de tomografia e ampliação da assistência especializada.
Já o Hospital Padre Colombo será referência para atendimentos clínicos regulados e emergências obstétricas. A unidade, conveniada à rede estadual, também funcionará em regime de 24 horas durante todo o período do festival.
Saúde AM Digital e Vigilância em Saúde
Neste ano, a SES-AM também terá um espaço no Turistódromo da AmazonasTur, localizado na Praça da Catedral, onde apresentará à população informações sobre o programa Saúde AM Digital, iniciativa do Governo do Amazonas voltada à ampliação do acesso à saúde por meio da telemedicina.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) também desempenhará papel estratégico durante o festival. Ao todo, 37 profissionais atuarão nas áreas de vigilância epidemiológica, hospitalar, sanitária, ambiental, laboratorial e saúde do trabalhador.
As ações incluem monitoramento, prevenção e resposta rápida a possíveis riscos à saúde pública antes, durante e após o evento, fortalecendo a capacidade de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) diante do aumento da circulação de pessoas no município.
Fotos: Evandro Seixas - SES-AM