A agremiação defenderá o tema “Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira”, encerrando o Festival de Cirandas de Manacapuru
Com força e personalidade, a Ciranda Flor Matizada encerrou, na noite de quarta-feira (27/08), a programação de ensaios técnicos na arena do Parque do Ingá, antes do início oficial das apresentações do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus). O evento, que tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, será realizado neste fim de semana (29 a 31/08), em Manacapuru.
Tomando conta da arena com 160 cirandeiros, a Flor Matizada realizou os últimos ajustes para a apresentação oficial, com a presença dos itens oficiais, músicos e bailarinos. A agremiação defenderá o tema “Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira”, encerrando o Festival 2025, no domingo (31/08).
Para o presidente Alexandre Queiroz, o último ensaio técnico não foi considerado apenas um ensaio, mas sim uma apresentação oficial. Segundo ele, a proposta da Flor Matizada para 2025 promete encantar o público no Parque do Ingá.
“O trabalho está muito bonito e acredito que a família está orgulhosa do que construímos. Nossa intenção é empolgar o torcedor — e, quando o torcedor se empolga, o jurado também sente essa energia. Se Deus quiser, teremos um resultado muito positivo”, afirmou.
A sincronia do bailado do cordão principal foi um dos destaques da noite. Com o gingado tradicional da ciranda, as coreografias ganharam elementos que unem a dança lírica e a indígena, envolvendo o público do início ao fim da apresentação.
De acordo com o coreógrafo do cordão principal, Antônio Sales, o último ensaio tem a função de apresentação oficial, permitindo que toda a equipe observe o trabalho coreográfico e, se necessário, faça ajustes antes da noite do festival.
“A Matizada sempre se prepara muito bem. Sempre traz um trabalho inovador para a arena — e desta vez não vai ser diferente. Nossa torcida pode esperar muita garra, determinação e, acima de tudo, inovação desse cordão de cirandeiros”, destacou.
Nas arquibancadas, a Torcida Família Matizada (FAMA) deu o tom da festa durante o ensaio, demonstrando que está pronta para balançar o Parque do Ingá na grande apresentação.
Segundo o presidente da torcida, Luan Matthaus, a vibração já é um prenúncio do que está por vir: “A gente está muito ansioso e se preparando bastante. Acho que hoje não é apenas um ensaio, é uma apresentação de verdade. É como uma prévia do que vem por aí”.

Ordem de apresentações
A Ciranda Guerreiros Mura abre o Festival de Cirandas 2025, na sexta-feira (29/08), a partir das 21h, na arena do Parque do Ingá.
A Ciranda Tradicional será a segunda a se apresentar, no sábado (30/08), enquanto a Flor Matizada encerra o Festival no domingo (31/08).
FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa